Pular para o conteúdo principal

PagSeguro

No menu superior, clique em Outras Opções → Parâmetros → PagSeguro.

Tutorial para Pagamentos via PagSeguro

Devido às atualizações do PagSeguro, os tokens registrados antes de 13/06/2024 foram invalidados. Agora o processo está simplificado no Sistema Escola:

Importante

Se você já tinha integrado o PagSeguro ao sistema antes de 13/06/2024, será necessário reautorizar o checkout para gerar novos tokens.

  1. Cadastro no PagSeguro

    • Para clientes novos, acesse “Começar a Vender” no site ou app do PagSeguro e conclua o registro do seu perfil de venda.
      PagSeguro
  2. Autenticação no Sistema Escola

    • Faça login no Sistema Escola para prosseguir com a autorização.
  3. Acesso à guia PagSeguro

    • Navegue em Outras Opções → Parâmetros → PagSeguro.
  4. Autorizar Checkout

    • Clique em Autorizar Checkout com PagSeguro.
      Checkout
    • Você será redirecionado ao site do PagSeguro; faça login e clique em Autorizar. Autorizar
    • Retorne ao Sistema Escola após a confirmação.
      Voltar para Sistema
  5. Configurar Pix (opcional)

    • Se desejar oferecer pagamento por PIX, cadastre uma chave PIX na sua conta PagSeguro antes de autorizar o checkout.
  1. Abra a Matrícula do aluno e vá até a guia Parcelas.
  2. Clique no botão Pagar com PagSeguro ao lado da parcela desejada.
  3. Na modal de checkout:
    • Clique em Gerar Link de Pagamento para criar o link de pagamento (válido por 2 horas).
      Gerar Link
    • Clique em Ir para Pagamento para abrir o checkout no navegador.
  4. No checkout do PagSeguro:
    • Revise ou altere os dados do comprador (pré-preenchidos com o responsável financeiro).
    • Selecione a forma de pagamento (cartão, boleto ou PIX).
      Tipo Pagamento
    • Conclua o pagamento.
  5. Após o pagamento:
    • Para cartão e PIX, a parcela é quitada imediatamente.
    • Para boleto, o sistema reconhece o pagamento em até 3 dias úteis.
  6. Verifique em Parcelas Pagas o registro da quitação, com valor, data e método de pagamento.
Dica

Para facilitar a comunicação, envie ao aluno o link de checkout gerado diretamente via Portal do Aluno ou WhatsApp.

Observações Importantes:

  1. Todo pagamento via PagSeguro gera registro de Movimentação no caixa e altera o status da matrícula.
  2. Para boletos, a parcela fica bloqueada para edição até a compensação, cancelamento ou expiração do boleto.
  3. Se fechar a modal de checkout antes de concluir, basta reabrir a guia Parcelas para acessar o link novamente.